Facebook

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O arquipélago de Fernando de Noronha respira a natureza por todos os seus poros!

O arquipélago de Fernando de Noronha respira a natureza por todos os seus poros! O arquipélago é formado por 21 ilhas criadas há 10 milhões de anos por uma erupção vulcânica. Ele tem superfície de 260 km2 e está distante 545 km de Recife e 360 Km de Natal. Nessas difíceis condições de acesso pelo mar, a gente chega à ilha principal pelo ar! Quem se render ao paraíso deve programar um alto orçamento pois quase todas as mercadorias são provenientes do continente. Além disso, o visitante paga uma taxa diária de preservação ambiental (de R$ 40). O local  foi declarado parque nacional ,1989, com objetivo de proteger as espécies endêmicas lá existentes e os golfinhos.



O esforço financeiro e a longa distancia valem a raridade e o esplendor de Fernando de Noronha. A turista é acolhido pela vegetação subtropical pelas praias deslumbrantes, a geografia impressionante, a fauna onipresente..A nossa rotina durante uma semana de permanência na ilha variou entre mergulhos nas superfícies, observação de golfinhos e banho no mar de água  transparente. Os mergulhos foram os mais fascinantes que eu já fiz , nadamos com tartarugas enormes, inúmeros peixes exóticos, tubarão, raia. Os coloridos corais nos levam para um mundo mágico e surreal.As falésias cheias de aves (seus ninhos estão lá), os morros rochosos, as praias com ondas lindas, contribuem com a majestade dos passeios. Estamos sempre sentindo que estamos num lugar a parte !O pôr do sol no Morro do Pico é imperdível, o visitante tem uma vista sobre as ilhas rochosas.  A nossa principal surpresa foi a qualidade dos restaurantes, os gostos dos jantares diários em Fernando de Noronha permanecem vivo em minha memória!!!!! Peixe crocante recheado com camarão e palmito, peixe  assado na folha de banana acompanhado de purê de abóbora..... A Luiza Tavares do  blog voali concorda comigo.
O transporte fica a sua escolha : aluguel de buggy, táxi, ônibus muito demorado ( linha Sueste Porto de Santo Antônio com entrada nas vilas, funcionando das 5h às 22h. Nós utilizamos táxi, ônibus, carona, alugamos buggy por um dia e caminhos bastante.  
O primeiro nome do arquipélago foi Ilha de São João da Quaresma, a designação atual surge do nome do primeiro proprietário da capitania hereditária Fernão de Noronha. Ele nunca pisou no seu território, o qual sua família esqueceu de reivindicar. O arquipélago já passou por domínio  inglês, holandês e francês( ainda hoje podemos ver as ruínas do fortes construídos pelos franceses).Durante a segunda grande guerra, Noronha serviu de base área dos Estados Unidos.

Informações práticas: 

Transportes : TAM , GolTrip
Pagamento de Taxa ambiental : 
Site oficial do estado de Pernambuco

Projeto Tamar
Hospital
Aluguel de Buggy
Restaurante Mergulhão
Restaurante Xica da Silva localizado na Floresta Nova (81) 3619-0437


Nós ficamos na casa da Iris (81) 3619-1824 – Vila dos Remédios, está na faixa econômica de Fernando de Noronha. 





































4 comentários:

  1. Incrível a qualidade das fotos, Josi.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Arrasou florzinha' ♥
    Eu conheço e sou louca para voltar

    Ótima noite. :*

    ResponderExcluir
  3. Pernambuco! Lindo lugar! Queria poder ir uma vez por ano...

    ResponderExcluir