Facebook

domingo, 24 de novembro de 2013

Salar de Uyuni, Lagoa Colorada, Géiser tudo isso no Sudoeste da Bolívia!

No sudoeste da Bolívia, na altitude de 4000 metros, o Salar de Uyuni e a região do Sud-Lipez nos oferece uma das mais bela paisagens do mundo.Totalmente isolada, submissa a baixa condições climáticas, esta terra extrema é cenário de deserto de sal de um branco imaculado sobre o céu azul, lagoas vermelhas e verdes, rochas esculpidas por erosões com formatos bizarros, vulcões, llamas e flamengos rosas , géiser com cheiro de enxofre ...   Todo este esplendor está numa parte do altiplano no coração da cordilheira dos Andes! Depois do Tibete, esta é a região habitada mais alta do mundo.



O Uyuni é o maior salar do mundo com uma superfície de 12500 km2,resultado da evaporação de antigos lagos. Uma imensidão prateada, tão dura quanto gelo, até a linha do horizonte sobre o céu azul. Ao longe vemos as montanhas dos andes salpicadas de vulcões. Vez por outra, aparece uma ilha vulcânica repleta de cactos milenares com até 10m de altura. O salar é reserva ambiental e abriga mais de 50 % da reserva mundial de lítio.
A maioria das excursões partem de Uyuni uma pequena cidade - 600 km de La Paz - na beira de uma antiga e desativada linha ferroviária vinda de Oururo (cidade famosa pelas minas de carvão). A maior parte dos habitantes trabalham na salinas. 
Ao sul do salar nasce a região de Sud-Lipez, praticamente ausente de vida humana. As condições insólitas desencorajam qualquer cultura e instalação. Os lagos, entre montanhas de origens vulcânicas, têm águas sulfurosas, salgadas  e ainda coloridas! A lagoa colorada transita entre marron e vermelho sangue. Milagre? Não, a cor exuberante se origina de algas microscópicas. O espectáculo toma movimento com os pousos e decolagens  de flamengos rosas. Outro ponto marcante é a lagoa verde, devido a alta concentração de magnésio, com o vulcão Licancabur ao fundo. Entre as lagoas, encontramos o deserto de Salvador Dali, que recebe esse nome pois as pedras esculpidas pelos ventos evocam formas surrealistas. Como se não bastasse, nos deparamos com géiser cheirando a enxofre e nascentes de águas quentes.
Na aventura, com 3 dias de duração, percorremos aproximadamente 800 Km. Contratar um guia, motorista é indispensável. O carro percorre estradas infinitas, pontuadas de vilas abandonadas. As rotas se desenham pelas marcas de dezenas de jipes - 4 x 4 - que transitam por ali diariamente carregados de turistas. Os refúgios onde passamos as noites não têm calefação e a temperatura chegou até  -20 graus com o cair do sol ! O final desta aventura acontece bem na boca do deserto do Atacama, o motorista nos deixou na fronteira da Bolívia com o Chile. Dali rumamos para o São Pedro de Atacama. 

Links importantes: 

Hotel de sal

Reserve um aventura no salar de uyuni

Famos para Uyuni de avião saimos de La Paz a vista do salar vale o preço da passagem. Outra opção mais econômica é comprar uma passagem de ônibus, 11 horas durante a noite,  em qualquer agência de turismo em La Paz.

Apesar dos cartões postais, você deve esperar viver uma experiência limite ao atravessar as pistas infinitas deste imenso deserto. Là os homens vivem em luta contra os elementos! Na minha opinião, esta viagem é - antes de tudo - uma viagem mental. 
O folha de coca nos acompanhou, ela é um excelente  antídoto contra a  fatiga e o mal de altitude. Não se preocupe pois a folha e o chá de coca são liberados e são usados como água entre os nativos.
A  melhor época do ano para visitar é julho e agosto. Super importante levar roupa de frio , capa de proteção para vento, gorro, luvas, óculos escuro, protetor solar, saco de dormir para temperaturas abaixo de zero.








































7 comentários:

  1. Oi, Josi. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  2. Sempre me encanto com as fotos e relatos de viagem do Salar de Uyuni. Também, basta ver o que tudo contempla um passeio desses. O gêiser mesmo é espetacular.

    ResponderExcluir
  3. Legal o blog, comecei a segui-lo

    Siga o meu também...
    http://todocantodomundo.blogspot.com.br/

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    gostaria de saber se vale a pena visitar o Deserto do Atacama e depois Salar de Uyuni ou se tratam de turismos muito parecidos.... E se é tranquilo ir um grupo de 3 meninas. Há passeios que não é preciso dormir acampada?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem? Você fizeram com carro próprio ou pagaram tour? Pretendo fazer com meu próprio carro, gostaria de saber algumas informações sobre o roteiro. Lindas fotos!
    Obrigado,

    ResponderExcluir
  6. Sempre me srupreendo com as fotos deste lindo lugar!

    ResponderExcluir
  7. um dos melhores lugares para conhecer na América!

    ResponderExcluir