Facebook

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Lençóis Maranhenses: deserto de areia branca e piscinas naturais!

Um imenso deserto de areia branca repleto de lagoas naturais. Isso é o surreal Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses! O sitio possui 100 km de comprimento e 50 km de largura (o tamanho da grande Sao Paulo !) na margem do atlântico e cercado por floresta tropical. Ao chegar no parque avistamos do alto o contorno das dunas ondulando como lençóis ao redor de piscinas naturais. O oceano de areia é infinito, a perder de vista, tão silencioso que invade a alma. Ao caminhar nas dunas sentimos uma rara emoção! Imaginem, atravessar um deserto, similar ao Sáara, e se banhar em improváveis lagoas límpidas, ora verdes ora azuis, formada de água doce. A paisagem única no mundo supera a expectativa dos guias de viagem! Os mais renomados livros de turismo consideram os lençóis um dos 10 destinos imperdiveis na América latina.




O vento incessante esculpe dunas de até 50 metros de altura. O toque final é um presente divino, água doce trazida do céu enche as lagoas... As precipitações anuais são de 1750 mm, chove 300 vezes mais que no Sáara. Essas chuvas enchem o lençol freático, banhando assim o fundo das dunas de areia, entre final de Março e inicio de Setembro. Atenção, de Novembro a Fevereiro, não há água nos lençóis ! Dizem que o espectáculo também é lindíssimo, mas se puder escolher, recomendo ir num período com agua.


Sobre efeito do vento as dunas progridem 60 metros por ano. Eles engolem tudo na passagem, inclusive casa de pescadores.  Recomendo o Filme Casa de Areia , filmado nos lençóis maranhenses : 


A cidade porta de entrada para o parque nacional lençóis maranhenses é Barreirinhas, distante 250 Km de São Luis do Maranhão. Qualquer agência de turismo em São Luís faz o transporte entre as duas cidades, por exemplo portalbarreirinhas.

Excursões clássicas: uma balada de meio dia nos grande lençóis. Saídas de Barreirinhas as 9 horas e as 14 horas.

Outras excursões: Sair de Jericoacoara passando por Parnaíba , Caburé até Barreirinhas em 4 x 4 ecoadventure

Nós descemos o Rio Preguiças a partir de Barreirinhas. Varias paradas boas, principalmente algumas horas em Caburé (uma ponta de duna com um lado rio e outro mar). Dormimos na rústica e tranquila vila de pescadores Atins, ponto de encontro do Rio Preguiças com o oceano Atlântico. Já em Atins, caminhamos 30 minutos até os pequenos lençóis. 

Os dois dias curtidos em Atins foram inesquecíveis, pelo esplendor do lugar, a tranquilidade, e também pelo imprevisto vivido no ultimo dia. Depois de desfrutar do parque sozinhos, nos perdemos, sem bússola nem comida, no meio da imensidão de areia. Tudo terminou depois de horas, quando avistamos o mar e navegando nele, um barqueiro que nos levou de volta para vila. Ali o tempo de chegada, saída de barco depois ônibus e avião foram cronometrados para findarmos com perfeição a viagem. 
Como chegar em AtinsMais informações sobre Atins no blog Mochilão Trips

Grandes lençóis 

Grandes lençóis 

Grandes lençóis 

Grandes lençóis 

Grandes lençóis 

lençóis na descida do rio preguiças

lençóis  na descida do rio preguiças 
Rio Preguiças encontrando com oceano atlântico visto do farol 

Caburé

Praia de Atins

Praia de Atins

Lençóis perto de Atins 

Lençóis perto de Atins 

Lençóis perto de Atins 

Pessoas esperando o barco para Barreirinhas em Atins










8 comentários:

  1. Olá Josi! Obrigada pela visita!
    Realmente suas fotos ficaram lindas! Saudade dessa maravilha da natureza!
    Pelo que eu pude apurar, os pequenos lençóis ficam um pouco mais a leste, já na divisa com o Piauí.
    Abraço!
    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Gente do céu, que coisa mais linda! Arrasou! Parabéns pelas fotos e relato!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Josi. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  4. Josi, o blog ta ficando cada vez melhor !
    Parabéns !

    Beijão :)

    ResponderExcluir
  5. Tiverem uma super ideia de ir até Atins. Tambem fui la mas numa époqua onde fui o unico turista durante 3 dias. Forem os unicos dias da minha vida onde fiquei sozinho de verdade, sem cruzar ninguem. Adorei !

    ResponderExcluir
  6. Este país está em minha lista. Suas fotos das montanhas, com tantas nuvens ao longe, estão muito bonitas. Um blog muito caprichado no visual.

    ResponderExcluir
  7. Imagens/fotos perfeitas, parabéns pelo blog! Abraços!!
    P.s: a foto "Grandes lençóis" ficou muito boa hehe

    ResponderExcluir
  8. lindas fotos, pena que o blog não é mais atualizado, Josi...

    ResponderExcluir